O episódio envolvendo Romeu Zema não precisa de enfeite. Ele é notícia porque junta eleição, regra de urna, imagem ruim para um candidato nacional e apuração formal pela Justiça Eleitoral. Segundo o G1, Zema votou na manhã deste domingo, 4 de outubro, na Escola Estadual Delfim Moreira, no Centro de Araxá, em Minas Gerais. Durante a votação, ele estava com o celular na mão na cabine da urna eletrônica. O ponto central é esse. Não há, até aqui, necessidade de inventar consequência, punição ou teoria: há um fato registrado e uma apuração anunciada pelo TRE de Minas.

O interesse público ficou claro no volume de busca. O Google Trends Brasil listou “zema” entre os termos em alta do dia, com mais de 10 mil consultas aproximadas. Em dia de votação, isso significa que o público não está apenas consumindo uma fofoca política. Está tentando entender se um candidato pode entrar com celular na cabine, se houve infração e o que a Justiça Eleitoral fará com o caso. A pauta sobe porque toca na confiança do processo: a urna é individual, o voto é secreto e a presença de câmera ou aparelho dentro da cabine sempre acende alerta.

O que está confirmado

PontoInformação confirmada
QuemRomeu Zema, candidato à Presidência pelo Novo
OndeEscola Estadual Delfim Moreira, no Centro de Araxá, Minas Gerais
QuandoManhã de domingo, 4 de outubro de 2026
O que ocorreuZema votou com o celular na mão na cabine da urna eletrônica
ApuraçãoO Tribunal Regional Eleitoral de Minas vai apurar o caso, segundo o G1
Hype“Zema” passou de 10 mil buscas aproximadas no Google Trends Brasil

A explicação de Zema foi direta. Em entrevista à imprensa, ele disse que entrou com o aparelho por hábito. A frase publicada pelo G1 resume a defesa: “Eu ando com o celular o dia todo, né? Ele é quase como se fosse um dedo. Ninguém me lembrou ali e eu fui votar normalmente, mas isso não afetou em nada o meu voto, a minha forma de votar. Não fotografei nada, não fiz nada com o celular ali. Fui só votar mesmo. A colinha estava no papel, levei no papel. Se eu tivesse sido alertado, eu entregava na hora.” É uma justificativa baseada em descuido, não em desafio à regra.

“Não fotografei nada, não fiz nada com o celular ali. Fui só votar mesmo.” — Romeu Zema, segundo declaração publicada pelo G1

A parte que pesa contra Zema é menos a intenção declarada e mais a cena. Ele não é um eleitor anônimo surpreendido por uma regra que nunca ouviu. É candidato à Presidência, ex-governador de Minas e figura pública num domingo em que cada gesto eleitoral vira material de campanha, crítica e judicialização. Quando alguém nessa posição aparece com celular na cabine, a discussão deixa de ser apenas procedimental. Vira também uma cobrança de exemplo. Em eleição polarizada, a imagem costuma andar mais rápido que o despacho oficial.

Também é importante separar o fato confirmado do barulho. O que está confirmado: ele votou com o celular na mão, disse que não fotografou a urna, afirmou que a cola estava em papel e o TRE mineiro vai apurar. O que não está confirmado: qualquer punição, qualquer vantagem eleitoral ou qualquer fraude. Escrever além disso seria transformar notícia em chute. Até manifestação formal da Justiça Eleitoral, o caso deve ser tratado como apuração, não como sentença pronta.

Por que o celular na cabine importa

O celular importa porque pode registrar imagem, vídeo ou áudio. A preocupação histórica da Justiça Eleitoral é preservar o sigilo do voto e evitar mecanismos de coação ou comprovação de voto para terceiros. Não é uma discussão tecnológica abstrata. O aparelho que parece banal no bolso pode servir para fotografar a tela da urna. Por isso, em qualquer eleição, a orientação ao eleitor é deixar o celular fora da cabine de votação e usar, se quiser, uma cola em papel com os números dos candidatos.

No caso de Zema, a própria fala dele reforça que havia uma alternativa simples: a cola estava no papel. Ou seja, o aparelho não era necessário para concluir o voto. Essa é a razão pela qual o episódio ganha força. Não se trata de um debate sofisticado sobre sistema eleitoral. É uma cena fácil de entender: candidato nacional, urna eletrônica, celular na mão, TRE apurando. Para notícia de alto tráfego, isso é combustível puro — mas só se for tratado com precisão.

A Agência Brasil, em outra reportagem eleitoral deste domingo, lembrou regra básica do pleito: para vencer no primeiro turno em eleição majoritária, é preciso maioria absoluta dos votos válidos, mais da metade, sem contar brancos e nulos. Se ninguém alcança esse resultado para presidente, governador ou prefeito de cidade com mais de 200 mil eleitores, os dois mais votados vão ao segundo turno. Esse contexto ajuda a explicar por que cada movimento dos candidatos, inclusive o momento de votar, recebe atenção máxima no dia da eleição.

A apuração do TRE de Minas agora é o ponto a acompanhar. Pode terminar em esclarecimento simples, advertência, providência administrativa ou outro encaminhamento previsto pela Justiça Eleitoral. Não cabe cravar desfecho antes da autoridade competente. O que cabe é registrar que a busca explodiu porque o público percebeu uma contradição óbvia: em plena eleição, um candidato que disputa o cargo mais alto do país aparece dentro da cabine com o objeto mais associado à quebra do sigilo do voto.

O saldo político imediato é desconfortável para Zema. A campanha pode tentar reduzir o episódio a hábito e distração. Adversários tendem a explorar como descuido com regra eleitoral. O eleitor comum provavelmente fará uma pergunta mais simples: se eu sou orientado a deixar o celular fora, por que ele entrou com o dele? Essa pergunta explica a viralização melhor do que qualquer nota técnica. O caso só se encerra de verdade quando o TRE disser o que viu, o que considerou e se haverá consequência.